top of page

Educação para Transformação


Você sabia que o Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo???

O consumo desses produtos difere nas várias regiões do país, os agrotóxicos têm sido mais usados nas regiões Sudeste (cerca de 38%), Sul (31%) e Centro-Oeste (23%). Fazer um prato colorido, cheio de frutas, legumes e verduras, já não é mais sinônimo de alimentação saudável.

Em função do uso intensivo e crescente de agrotóxicos, o consumo de certos produtos pode representar, em vez de benefícios, a gênese de doenças em longo prazo. A Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) divulgou, durante o Congresso Mundial de Alimentação e Nutrição em Saúde Pública (WNRio 2012), a primeira parte do dossiê Um alerta sobre os impactos dos Agrotóxicos na Saúde.

No documento, são listados mais de cem agrotóxicos que podem causar uma série de enfermidades como câncer, má formação congênita, alergias respiratórias, diabetes, distúrbios de tireoide, depressão, aborto e até Mal de Parkinson.

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um terço dos alimentos consumidos cotidianamente pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos.

Já a associação entre câncer e agrotóxicos foi um dos alertas trazidos pelo relatório Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, lançado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo a publicação, dentre os principais grupos de agentes cancerígenos relacionados ao trabalho aparecem os agrotóxicos. Dentre as enfermidades observadas em pessoas expostas a essas substâncias estão os linfomas, leucemias e cânceres de intestino, ovários, pâncreas, rins, estômago e testículos.

Ficou preocupado com sua saúde?

Nós da ADEQUO também!

Nesse intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, trazer soluções para que esse envenenamento da nossa alimentação pare, buscamos alternativas com o mesmo objetivo. Assim brotou a parceria entre a ADEQUO e o projeto Educação para Transformação realizada pela Univali e parceiros como a Prefeitura Municipal de Itajaí, Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Itajaí entre outros. O objetivo desse projeto é promover a educação popular em saúde, meio ambiente e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

Gostou da ideia?

Apoia esse iniciativa?

Participe conosco em mais uma jornada para tornar nosso mundo um lugar melhor!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
bottom of page